sábado, 16 de outubro de 2010

O que você quer antes de morrer?

Duas americanas (Nicole Kenney e KS Rives) colocam em prática um projeto sobre os desejos humanos. Elas sairam pelas ruas clicando as pessoas com uma câmera Polaroid e após o clique, cada entrevistado escrevia na imagem a sua resposta para a pergunta: Antes de morrer, você quer...? Segundo Rives, a intenção era fazer as pessoas pensarem sobre o que realmente é importante em suas vidas. Existem vários grupos de pessoas: os altruístas, que desejam coisas boas para a humanidade. O Marido se encaixa nesse grupo, ele sempre diz seriamente que seu desejo é a paz mundial. Quem não o conhece pensa que ele está tirando um sarro, mas ele está sendo verdadeiro. Embora, eu também queira a paz mundial, não é esse o meu desejo mais fiel. Tem o grupo dos materialistas e ainda os que buscam a espiritualidade. Sendo bem sincera, confesso (com vergonha) sou do grupo materialista. Fiquei refletindo a respeito....pra quê desejamos (nós do grupo materialistas) ter o carro do ano, comprar a casa própria, ficar ricos, etc...se morremos e tudo fica aí? Vi uma foto de uma menininha e o seu desejo antes de morrer é ir ao zoológico. Ao ver isso pensei "quisera não perder a inocência jamais", mas esse desejo já não é mais possível. O projeto das americanas é bem interessante, elas colheram milhares de depoimentos de pessoas diferentes e até de pacientes de hospícios. Você pode conferir o trabalho AQUI . Daqui alguns anos, as americanas pretendem entrar em contato com os entrevistados para ver se eles têm alcançado seu objetivo e, se não, por que não o fizeram. Vi essa notícia na revista Vida Simples que terminava o texto com a resposta de uma das entrevistadas: "antes de morrer eu quero viver". Achei digno e refleti mais um pouco... embora eu queira bens materiais, o meu maior desejo é fazer as coisas que tenho vontade, viajar, fazer feliz as pessoas que amo e viver intensamente, mesmo que pra mim isso signifique não fazer nada numa tarde de sol, ficar contemplando a rua da varanda, como estava fazendo antes de vir escrever no blog. E você o que quer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário