terça-feira, 31 de agosto de 2010

colesterol

Colesterol alto é uma coisa que nunca imaginei ter, isso pq nunca pensei nos motivos que fazem o colesterol aumentar (e pq sou magra) ou os efeitos que isso traz. E foi o que o meu exame de sangue rotineiro confirmou. Abre parênteses: não contei a saga para fazer o exame de sangue: fui pela primeira vez na vida (em 30 anos incompletos) sozinha fazer o exame, não chorei, não fiquei suada, nem com a mão gelada, apenas tagarelei com a enfermeira e foi super simples, super rápido. Fecha parênteses. Dramática do jeito que sou, vou resumir de forma comovente o que acontece se você tem coleterol alto: o sangue fica grosso, logo ele pode entupir uma veia, essa veia por sua vez pode ser do coração e pronto, você morre. Foi bem essa a explicação que minha amiga Cilmara me deu. Depois ela me deu várias outras explicações sobre a importância de melhorar minha alimentação. Além dessa primeira, uma outra também me tocou. E foi por esses dois motivos que tomei uma decisão: a partir de amanhã (01 de setembro 2010) mudarei de vida. Tomarei suco natural de laranja todos os dias pela manhã (feito pelo maridão que vai acordar mais cedo e tentar fazer igual ao suco que meu pai faz pra mim qd estou na casa dele), vou comer mais queijo branco, mais frutas....Na verdade vou ter que ir num nutricionista ou endocrinologista ver quais alimentos podem ser substituídos por aqueles que eu não como, que por sinal são vários: qualquer derivado de salada (eu já tentei, juro que tentei, mas não consigo comer mato!!!) ou leguminosas. Ainda vou para a milésima tentativa de comer essas coisas. E o mais difícil: vou parar (ou melhor, vou diminur) de comer hâmbuguer, fritas, chocolate (doces), frios, salgadinhos, Mc, guloseimas. Vou diminuir e não parar totalmente. No meu caso "diminuir" é praticamente parar de comer isso tudo, afinal eu como essas besteiras diariamente. Ah!!!! Pizza tb vai entrar nessa lista. Enfim, qualquer alimento gorduroso. Vou começar isso seriamente a partir de amanhã. Ainda faltam alguns minutos para o amanhã...vou terminar por aqui e ir ali comer um daqueles pacotinhos com dois bolinhos Ana Maria de chocolate e com gotas de chocolate (bem gorduroso).

ps (vida sedentária tb influência no colesterol, acho que está na hora de voltar à academia. Não, hoje não, amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário