sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Copa do mundo não é nossa...

Nunca estive tão envolvida com o futebol em toda a minha vida. E então chegou a Copa do Mundo. O que pra mim sempre teve apenas clima de “oba-oba” passou a ter mais significado, fiquei completamente envolvida com os jogos. Tentava acompanhar cada um deles. E sempre torcendo pela nossa Seleção. O que eu não entendi em 29 anos, passei a entender em poucas semanas: impedimento,falta, artilheiro, “jogada aberta”, quando é ou não pênalti e, passei principalmente, a conhecer mais os jogadores. Eu mesmo sem entender nada de futebol, sempre fui fã do craque Robinho! Continuei sendo, mas passei a ser mais fã ainda do Luiz Fabiano, o Fabi-Gol. Desde o primeiro jogo da Copa, quando ele estava com sede de gol, cada passe que ele perdia, a expressão dele me comovia. Comecei a torcer por ele. E quando veio seu primeiro gol na Copa, que alegria! Eu vibrava em cada comemoração dele. Achava lindo o jeito como ele corria, o sorriso, os abraços no Kaká. Virou meu ídolo. Mantive minha torcida pelo Robinho e no último jogo vibrei com seu primeiro gol na Copa, estava torcendo muito para que ele marcasse. Vibrei muito hoje em seu primeiro gol, o cancelado. E tinha certeza que ele faria outro. Ele estava cheio de garra. E marcou outro, dessa vez, válido, para felicidade da geral.

O Brasil começou o jogo contra Holanda cheio de garra, raça! Era a certeza que ganharíamos. Mas no segundo tempo a Holanda cresceu. Lembrei-me do post da Martha Medeiros “Os que erram o pênalti”, sobre o jogo do Japão. Eu assisti quando o Komano perdeu o pênalti e tive o mesmo pensamento que a escritora: como se sente um atleta nessa hora? Como se sentiu o grande-lindo Julio César naquele momento? Chorei ao ver sua entrevista ao término do jogo. Tem como não se emocionar vendo um homem daquele chorando, com aquela expressão de tristeza profunda?

Esse estágio da Copa, o “mata-mata” é terrível. Qualquer vacilo, por menor que seja, elimina o time da Copa do Mundo. É horrível ver o time ser eliminado, pior ainda se for por um deslize seu. É como carregar o peso do mundo. Senti uma raiva imensa do Felipe Melo (o cara enfiou a cabeça na bola na hora errada, não fez a marcação quando tinha que fazer e ainda conseguiu a proeza de ser expulso por causa de uma agressão desnecessária). Num primeiro momento não entendi o meu sentimento, afinal é só um campeonato esportivo. Mas não se trata de um campeonato qualquer. É a COPA DO MUNDO! Mas depois lembrei uma passagem do livro “A elegância do Ouriço”. Sentimos raiva porque todas as coisas que passam, que deixamos de ter por um triz e que são perdidas para a eternidade dói demais. Mas tudo passa. O hoje em poucas horas é ontem. Logo esquecemos. E amanhã chega a Copa de 2014. Estaremos renovados, prontos para torcer e vibrar novamente por nossa Seleção. E o que é melhor: em nossa casa!

Eliminados. Transferi toda minha torcida para Gana. Mas também não foi dessa vez...

A Copa do Mundo não é nossa e o patrocinador oficial sabia disso antes mesmo de acontecer...

Um comentário:

  1. Sexta-feira foi foda. Meu, que booooode que deu depois daquele jogo. É foda ver o Brasil fora de uma final de Copa do Mundo, né?! Mas em 2014 é tudo nosso!
    Ah, e o LU-IS FABIANO é Tricolor! Uhuhu!

    ResponderExcluir