sexta-feira, 16 de julho de 2010

Escolha X Sorte

Você tem sorte? Não responda agora. Reflita sobre o assunto.
Li um texto de Martha Medeiros no qual ela cita a seguinte definição (que não é dela): felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas. Sorte está ligada às circunstâncias. Escolha aos nossos movimentos. Nossas escolhas são fundamentais para o rumo de nossa vida, daí se você terá sorte ou não é outro assunto. Escolhemos em busca do que acreditamos ser o melhor. E passamos a vida inteira fazendo escolhas: escolhemos a profissão, o homem/mulher com quem vamos nos casar, onde morar, trabalhar, etc. E toda escolha envolve nosso lado racional. Tentamos ser pragmáticos, mas algumas escolhas são complexas exigindo-nos análise profunda dos prós e contras. Tem aquele lance de colocar na balança. É depois da escolha que a sorte está lançada. Exemplos:

1º) Extraído de realidades recentes:
Copa do Mundo – faltou sorte para o Komano, jogador do Japão, quando perdeu aquele pênalti ; assim como faltou muita sorte para o Robben ( Holanda),quando perdeu dois gols na final da Copa; e foi uma escolha de Suarez (Uruguai) defender com a mão o lance da seleção do Uruguai, enquanto foi uma sorte do Uruguai “ganhar” a oportunidade do pênalti e uma puta falta de sorte do Gyan ter errado o lance.

2º) Extraído do texto de Martha: você pode escolher livremente virar à direita, e não à esquerda, mas é a sorte que determinará quem vai cruzar com você pela calçada, se um assaltante ou o Chico Buarque. (é engraçado esse exemplo, pois muitas vezes que tenho que escolher entre dois caminhos – o de sempre e um diferente – para ir ao mesmo lugar, tento seguir a intuição e na maioria das vezes escolho o caminho de sempre. Se algumas vezes tivesse escolhido o caminho diferente eu poderia ter sido assaltada, como também poderia ter encontrado o Rodrigo Santoro. Vai saber...)

Quer dizer, fazemos nossas escolhas e a sorte é o que determina o que vem a seguir. E não me venham dizer que temos controle de tudo e de nossas escolhas, isso é impossível. Temos é livre arbítrio para optar, decidir, tomar decisões, mas não o poder de controlar que nossas escolhas sejam as melhores e mais assertivas. É horrível sim fazer escolhas, afinal toda escolha implica uma perda, um risco, não temos certeza e garantia nenhuma que determinada escolha é a que nos levará para o único caminho que buscamos: a felicidade.

Estou num momento de escolha, preciso tomar uma decisão...fico a me perguntar: será que terei sorte...?

“Treinamos, jogamos bem, jogamos mal, escolhemos bons parceiros, torcemos para que não chova, seguimos as regras, às vezes não, brilhamos, decepcionamos, mas será sempre da sorte o ponto final” (Martha Medeiros).

Um comentário:

  1. A vida é mesmo feitas de escolhas. Nem sempre saberemos se dará certo ou não. Só saberemos se TENTARMOS. A vida é uma só e passa rápido, por isso temos que buscar o melhor para nós. Devemos ir em busca de bem estar. Eu acho que é assim :)

    ResponderExcluir