quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Antes dos 30, mas antes de tudo

Outubro chegou e me traz a calmaria. Meus meses de preferência são setembro e outubro. São os meses que tudo acontece pra mim. São meus meses de realizações. De repente tudo acontece nesse período. E agora estou tomada por uma calma insana. Passou ansiedade e agora é só alegria. Só comemoração – o que adoro!

*

Minha alegria tem nome poético. Descampado. Também lembra um biscoito. Mirabel. Ela também tem um número de sorte. 13. Mais um sonho realizado. Antes dos 30. É a vida. E como é bonita.

*

A coluna dessa segunda-feira, da Eliane Brum no site da Época vem de encontro com o que tenho pensado muito nos últimos dias. Você encontra o texto na íntegra AQUI. O título é “Nada é só bom”, referência que ela pegou do filme “A suprema felicidade”, de Arnaldo Jabor. Fala um pouco sobre essa relação que as pessoas tem com a felicidade. O texto inteiro é maravilhoso, mas me apeguei em um trecho muito interessante, no qual ela diz:

Não tenho nenhum interesse por esta pergunta corriqueira: “Você é feliz?”. Acho uma questão irrelevante. O que me interessa perguntar a mim mesma – e pergunto a todos a quem entrevisto é: “Você deseja?”

Desejar é o contato permanente com o buraco, com a falta, com a impossibilidade de ser completo. Desejar é o que une o homem à sua vida. Une pela falta. Tem mais a ver com um estado permanente de insatisfação. Não a insatisfação que paralisa, aquela causada pela impossibilidade da felicidade absoluta; mas a insatisfação que nos coloca em movimento, carregando tudo o que somos numa busca permanente de sentido. Desejar é estar sempre no caminho, conscientes de que o fim não importa. O fim já está dado, o resto tudo é possibilidade.

Fiquei satisfeita ao ler isso. Porque sou uma pessoa que deseja 100% constantemente. Daí tive a resposta que andava procurando: não é ruim estar sempre em busca de algo. Eu estava começando achar que era uma pessoa insatisfeita pelo simples fato de sempre estar em busca. Mas não. Estou em movimento.

*

Uma outra coisa que eu andei pensando é sobre a minha vontade insana de chegar logo os sábados. Já faz três semanas que tento aproveitar os outros dias da semana também. Como? Fazendo coisas que gosto após o trabalho, sem esquecer que as horas livres dos dias úteis e do domingo também são para serem aproveitadas. E o tempo até passa mais rápido sendo aproveitado. E aí no texto, a Eliane Brum comenta outra frase do filme: “O sábado é uma ilusão” . Ela finaliza: Sim, o sábado é uma ilusão. Então, lembre de viver também de segunda a sexta.

Eu me dei conta disso outro dia, só não soube definir tão bem. Então é isso: antes de tudo é preciso viver todos os dias; antes de tudo é importante desejar; antes de tudo é necessário estar em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário