terça-feira, 28 de julho de 2009

Cuide bem de você

Há dias tenho pensado em uma matéria que li na revista Marie Claire, edição de junho. Desde que li também tenho pensado em comentar aqui. Hoje ao entrar no blog novo da minha amiga de blog, Carollina Lauriano lembrei do caso e resolvi expor (um mês atrasada) a notícia, mesmo sabendo que o mundo todo já sabe dela..

A artista plástica francesa Sophie Calle passou por uma situação um tanto dolorosa e fora do comum. O namorado terminou o namoro via e-mail. O assunto era "Cuide de você". Gostaria de transcrever o e-mail aqui, mas é grande. Mas vamos ao trecho final dele:

"Aconteça o que acontecer saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá. Mas hoje, seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter se tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e que permanecerá único. Gostaria que tudo tivesse tomado um rumo diferente. Cuide de você."

Se quiser ler o e-mail inteiro clique aqui.

Pergunto: que tipo de amor é esse que ele diz sentir? O cara ama tanto assim que lhe falta outros sentimentos tipo, coragem e caráter?!

Shophia por sua vez seguiu o conselho do ex. Transformou a dor de um pé na bunda moderno numa exposição. O que ela disse:

"Recebi uma carta de rompimento. E não soube respondê-la. Era como se ela não me fosse destinada. Ela terminava com as seguintes palavras: "Cuide de você". Levei a recomendação ao pé da letra. Convidei 107 mulheres, escolhidas de acordo com a profissão, para interpretar a carta. Analisá-la, cometá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar. Responder por mim. Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper. E uma maneira de cuidar de mim."

Sensacional! Ela filmou todas as manifestações diferentes dessas 107 mulheres e tornou esse material em uma obra que se torna famosa: Cuide bem de você, em francês "Prenez Soin de Vous".

Todo mundo está cansado de saber, quem não passou por isso ainda vai passar, que a última conversa do relacionamento é dolorosa, mas imagine receber essa conversa por e-mail. Outro dia estava vendo um episódio de Sex And City, no qual a Carrie leva um fora por post-it. O namorado atual chega numa noite e lhe presenteia com flores, passam a noite juntos. Ao acordar, Carrie nota que ele não esta no apartamento. Levanta e dá de cara com um post-it grudado em sua tela de computador "Deculpe. Eu não consigo. Não me odeie."

Imagine se essa moda pega...

Fico me perguntando: Como não odiar uma pessoa com uma atitude dessas? Como reagir?
É de admirar a reação da Sophia, só uma artista mesmo para dar a volta por cima com tanta elegância. Esse tal ex-namorado deve estar se odiando. É aquela velha lenda sobre merda e flores. O cara lhe dar merda e você retribui com o seu melhor.

Espero que esse tipo de comportamento não vire moda. E que as pessoas não percam a compotura. Sejam sinceras, mas olho no olho.

E por que não (?!): Cuide de nós. Cuidemos um do outro. Se existe amor ou pelo menos um pouco de respeito pelo o outro, cuide bem dele. Cuide de vocês. Mas enfim... cuide bem de você.

A exposição de Sophia está no Sesc Pompéia até 07 de setembro. Vale a pena conferir.

Conheçam o novo blog como tranformar dor em arte, da Carol.

3 comentários:

  1. A historia da Sophia e um tanto qto estranha para muitas pessoas, ate mesmo para mim. Mas mesmo assim, acho essa historia bonita, sabia?!
    Nao acho o desfecho legal mas a carta, as palavras, o sentimento fica claro. Eu entendo este tipo de amor.
    Acho que ele deveria ter sim, falado o assunto cara-a-cara, a conversa e sempre a melhor solucao.
    Mas a carta, os dizeres, o apelo tb tem seu valor. Foi isso que deixou a historia mto mais interessante.

    Beijooo :)

    ResponderExcluir
  2. a sophie é inspiração. eu passei por um momento parecido, por isso resolvi dar um pause no outro blog e iniciar esse outro, que tinha muito a ver com o que eu estava sentindo no momento, tentando transformar meu sentimento em algo maior. e nossa, super amei a divulgação. \o/

    ResponderExcluir
  3. Eu também, como a menina do outro comentário disse, entendo esse tipo de amor, nada substitui uma conversa franca pessoal, mas as palavras escritas tb têm sua importância, e isso não precisa denotar, necessiariamente, falta de coragem - O segredo disso tudo é nós nunca olharmos para alguém sentindo que a pessoa irá te completar...uma relação consiste de dois indivíduos completos...temos procurar alguém que irá te complementar.. não suplementar! Já disse nossa Oprah Winfrey.
    Saudades, Gabi.

    ResponderExcluir