quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tomei a vacina H1N1

Ontem estava decidida. Meu marido voltou de viagem e logo quis combinar: vamos tomar a vacina amanhã? Combinado.

Não poderia ser diferente, eu sonhei que tomava a bendita da vacina e na mesma hora em que o líquido volvia para dentro de mim, me dava um treco, subia pra minha cabeça e eu morria.

Acordamos super atrasados. Ou melhor, eu acordei super atrasada. E nem isso nos fez mudar de ideia. E acreditem: não fiquei impressionada com o sonho. Torci para ter pelo menos uma febre e ganhar um dia de folga (estou tão cansada). Fomos ao posto de saúde perto de casa e caminho que fazemos para o trabalho. Geralmente, antecipadamente, sinto um frio e uma dor danada de barriga, um suor toma conta do meu corpo inteiro. Eu fico completamente molhada em baixo das axilas, bunda, nuca, barriga, é uma coisa horrorosa. Dessa vez não senti nada nem a caminho, nem quando já estava no posto. Chegamos lá e tinha um pessoal da TV Gazeta procurando fontes para uma matéria. Na espera para a vacina tinham três pessoas: eu, meu marido e uma menina inconveniente pra caraioooo. O câmera logo foi gravando e eu disse:

- Pode parar. Prefiro aparecer em circunstâncias mais agradáveis.

A repórter perguntou a idade dos três. Ela queria uma fonte com doenças crônicas. Perguntou:

- Algum de vocês tem doença crônica?

- Eu tenho pânico, serve? Perguntei. (olha só, fiz até piadinha)

- Síndrome do pânico?

- Não senhora, pânico de agulha.

Não servia para a matéria. Que ótimo!

Fomos para a sala do tal selinho para ser grudado na carteirinha de vacina.

Flash Back: em 2008 estava uma moda de febre amarela. Todas as pessoas que fossem viajar para lugares de risco precisavam tomar vacina. Eu sortuda (pra cacete!!!) ia viajar para Maranhão. Adivinhem!!! Precisava tomar a bendita da vacina. Fui num posto lá da ZN que frequentava quando pequena e, claro, acompanhada da minha mãe. Quando a pessoa do posto viu minha carteirinha disse que faltava eu tomar duas vacinas: a DUPLA e a ANTITÉTANO. Um absurdo!!! Imagina, eu adoro tomar agulhadas! Gosto tanto que meu maior sonho é fazer acupuntura. Enfim, eu disse que tomaria apenas a vacina necessária no momento. E quando disse isso, a mulher me deu um puta sermão:

- Não vai tomar?! Depois engravida e o filho nasce com deficiência, problemas de saúde, etc, etc, etc.

Tipo, foi um sermão enorme e assustador. Óbvio que no mesmo instante ela me convenceu. Conclusão: tomei 3 vacinas. Uma em cada braço e outra na bunda (e eu pensava que vacina na bunda era coisa só de criança).

Voltando em 14/04/2010: a moça grudou o meu selinho e acreditem.........eu PERGUNTEI se tinha alguma vacina atrasada. Eu fiz isso!!! Olha que corajosa! A pessoa pegou a carteirinha analisou e perguntou:

- Essa carteirinha é sua desde bebê?
- Não sei, acho que sim. (que pergunta difícil)
- Nossa, você não tomou vacina quando era bebê!!!
- Como assim não tomei vacina quando era bebê????? Tem aí vacina dos anos 80 e pouco. (e eu nasci em 81)
- Não você não tomou...

Meoooo, surreal. Tomei minha carteirinha da mão dela, dizendo "tá bom, tá bom" antes que ela resolvesse que eu deveria tomar todas as vacinas agora, as vésperas dos 29 anos. Já pensou? Mas gente, é óbvio que minha mãe, super porra louca na época em que me teve, deve ter perdido minha carteirinha e a atual é a segunda via com as vacinas conforme fui tomando. Imagina, se eu não tivesse tomado as tais vacinas, eu teria tido várias doenças e as únicas que eu tive foram catapora (qual criança nunca pegou aquelas pintinhas que não podiam ser coçadas?) e caxumba (eu nem sei se existe vacina para isso, acho que não!).

Bom, nesse meio tempo tinha a menina inconveniente. Ela ficava falando pelos cotovelos. E estava me enchendo o saco! Eu precisava de concentração antes da vacina. Precisava ficar quieta. E a porra da menina falando. Eu não dava atenção e ela ficava falando com o meu marido. Tentava aproximação comigo, provavelmente pensando que eu ficaria com ciúmes dela se reportar apenas a ele, mas NÃO, eu NÃO QUERIA PAPO COM ELA. Ela podia ficar conversando com ele. E ela ficava dizendo:

- Eu tenho muito medo de vacina, de agulha.... Tenho muito medo. Mas deixa eu falar, você tem medo da vacina? Mas a vacina não dói.

- Eu já sei. Respondi secamente, com uma vontade insana de dizer: se você tem medo da porra da vacina porque não fica quietinha? E se não dói porque você está dizendo que tem medo e está apavorada?

Minha irmã já tinha me dito que não doía. Acho que por isso eu estava mais tranquila. Confio na minha irmã, pois ela é uma espécie de Isabel, irmã da Luciana, da novela Viver a Vida. Ela não é tão cruel, mas é muito sincera.

A inconveniente foi tomar a vacina e ficava falando com a moça que ia aplicar. Detalhe: falando e olhando a aplicação. Que tipo de pânico ela tinha? Devia ser masoquista. Eu não olho de jeito nenhum!!! Só se me pagarem um cachê. E a enfermeira dizia pra ela não chorar. Nesse meio tempo, meu marido veio me avisar que tomaria a vacina em outra sala, pois tomaria duas. A menina chata se desesperou dizendo que ele não precisava tomar, que não podia tomar outra vacina junto com a H1N1, que ela tinha várias vacinas atrasadas, etc. Quase mandei a menina calar a boca. Nessa hora fiquei um pouco bronqueada. Ô psiu, o marido é meu e corajoso, ele vai tomar quantas vacinas tiver que tomar.

Chegou minha vez. Até que enfim! Eu pensei isso, juro. Tirei meu blazer, respirei fundo, andei com peito erguido até a enfermeira, olhei pra cima, fechei os olhos e ouvi a frase mágica:

- Pode segurar!

Isso queria dizer: pode segurar o algodão, já foi, já era, vai embora. Esse processo teve uma duração de 2 segundos. Saí do posto tão feliz e orgulhosa de mim. Não dei show, não brotou sequer uma lágrima nos meus olhos, uma gota de suor, um frio na barriga, e até agora nada de febre (essa parte é uma pena). NADA! Podia ser mais diferente que isso?!

Acho que estou virando uma mocinha.

4 comentários:

  1. me perguntaram: tem alergia a ovo? - não! porquê? - porque poderia doer... (!!!)
    não dói?!.. senti o líquido paralisar meu braço..

    ResponderExcluir
  2. Tá amadurecendo...e nós sabemos porque! HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  3. Vc está tao mocinha, tao corajosa que, confesso sentir um tico de invejinha.
    O que vc anda tomando/comendo nos últimos tempos? Tbm quero encarar as agulhas numa boa, Gabis! Comofas?

    ResponderExcluir