terça-feira, 4 de maio de 2010

Educar - Sonho possível

Enfim, assisti Um sonho Possível, filme que levou Sandra Bullock receber Oscar de melhor atriz. O filme é simplesmente maravilhoso e emocionante. Trata-se de uma história real. Acho que todo mundo já sabe a história, então vou direto ao ponto.

Além do fato de uma mulher de classe alta, com personalidade forte, adotar um rapaz aos 17 anos, sem pensar no julgamento que os outros fariam, outro ponto me chamou muita atenção: a forma como o filho caçula acolheu o irmão adotivo. Essa foi sem dúvida uma das peças fundamentais, somado também à falta de preconceito, infinita bondade e solidariedade.

Fiquei pensando naquela mulher protagonizada por Sandra Bullock e em sua família. Ela possui vigor, fibra, força e atitude. Elementos, acredito, que a ajudaram educar seus filhos. Essa família sem dúvida é uma espécie em extinção nos dias atuais. Com certeza cometem erros, têm suas dúvidas (assim como é mostrado em uma determinada cena do filme), mas são pessoas em sua essência totalmente boas, que se esforçam para fazer o melhor.

Fui invadida por vários pensamentos, um deles ficou latente em minha cabeça: educação. De repente senti o desejo de querer educar meus filhos (que ainda nem os tenho) sem preconceitos. Mas como educar dessa forma? Existe uma fórmula? Como ser um bom educador se passamos vários momentos sendo preconceituosos? Como educar se passamos a maior parte do tempo trabalhando e com os filhos dentro da escola? E a escola, que eu saiba, não ensina os valores de vida necessários para nos tornarmos pessoas dignas. E é na escola onde começam os primeiros sinais de preconceitos quando um amiguinho usa óculos, aparelho, manca, etc. e o outro tira um sarro, que vira um grupo e um belo dia você percebe que seu filho faz parte daquele grupinho e questiona o motivo quando ele responde que é porque fulano usa óculos, ou pior, porque fulano tem algum tipo de deficiência, porque ele é diferente. E aí entramos em casos de Bullying que fica para outro dia. Como explicar aos nossos filhos que as diferenças existem, mas na essência somos todos iguais? Por acaso, existe um manual de instruções para educar os filhos?

Um comentário:

  1. Mas menina, vc anda meeesmo pensando muito nos "seus" filhos ultimamente, hein... Isso é que eu chamo de "Força de um Desejo", o resto é novela!

    ResponderExcluir