segunda-feira, 31 de maio de 2010

Famílias Contemporâneas

Hoje assisti ao 2º Seminário Revista Crescer - Famílias Contemporâneas. O seminário foi composto por dois painéis:

1º) O casamento depois dos filhos;
2º) Educar dá trabalho, sim.

Aqui registro algumas das minhas anotações.

Marcelo Tas, moderador dos painéis, iniciou o debate com um questionamento "Existe vida depois do casamento e chegada dos filhos?". Para Dira Paes, atriz e mãe de Inácio, 2 anos, após a chegada dos filhos "tudo melhora". A atriz parou de amamentar seu filho há um mês. Depois de quase 2 anos amamentando, o marido - que segundo ela estava com ciúmes - começou a protestar. Então fizeram uma negociação: quando o filho completasse 2 anos, Dira pararia de amamentar. E ela cumpriu o compromisso. Dia 23 de abril ela parou de amamentar. Ela conta que está sendo a coisa mais difícil, que parece uma separação. A psicoterapeuta de adultos, casais e famílias, Teresa Bonumá, afirma que o desmame é a perda da intimidade com o filho, de certa forma uma separação, a primeira de muitas outras que virão ao longo da vida.

O ator Eduardo Moscovis, pai de três filhas de 11, 9 e 3 anos, confessa que acha os primeiros seis meses após o nascimento do bebê muito chato. "Esse período a mãe está voltada somente para o filho, nós (homens) passamos a negociar um tempo com a mulher. Ficamos de escanteio. A criança também não interage com o pai. Não é uma realidade nossa e temos que esperar a nossa vez em uma relação que é quase exclusiva da mãe, é desigual. A situação melhora após os 6 meses ou 3 anos". Tas concorda que essa é a melhor fase para o pai.

Abel Neto, Jornalista da TV Globo, é pai de Vitor, 3 anos. Ele sugere antes de ter um filho "o casal deve ter uma preparação psicológica". A psicoterapeuta Teresa concorda e sustenta ser possível e importante se preparar para a gravidez, pois tudo muda na casa após o nascimento.

Rita Callegari, psicóloga e uma das debatedoras do 2º painel, afirma ser valorosa a preparação antes da gravidez, "pensar porque se quer ter um filho, qualquer coisa que agrega valor em nossa vida dá trabalho".

Educar dá trabalho, sim! Chegou-se a essa conclusão na 2ª parte do debate. Educar em primeiro lugar é ensinar valores. Os pais educam, mas aprendem muito também com os filhos. Rita destacou que o importante é que o filho seja saudável – no sentido de estar bem socialmente. "Os pais querem uma regra para a idade certa do filho andar, falar...e muitas vezes a preocupação os deixa neuróticos e eles perdem o melhor da festa”.

Ilan Brenman, psicólogo e autor de mais de 30 livros infantojuvenis, pai de duas meninas de 3 e 6 anos, comenta que "um mundo bonitinho pode atrapalhar, não tem como educar adultos saudáveis se privarmos alguns contextos quando criança". Ele dá a dica: conte história. "Contos de fadas mostra para a criança que por mais difícil que seja uma situação, lá no final tudo se resolve".
*
Momento tietagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário