terça-feira, 1 de junho de 2010

Famílias Contemporâneas - reflexões

Adorei assistir ao Seminário Revista Crescer Famílias Contemporâneas. Foi enriquecedor e ao mesmo tempo assustador. Foram levantados vários questionamentos:
Existe algum truque para que o casamento sobreviva após os filhos?
Após o nascimento, os pais vão parar de trabalhar por quanto tempo?
E depois, vão colocar o bebê na creche?
Vão ter uma babá?
Vão deixar com os avós?
Quem poderá ajudar?
Terão dinheiro para todos os gastos?

Fiquei pensando...não tem como ter certeza de todas as respostas acima. E existem aflições maiores. Não temos certeza de nada nessa vida. Podemos ter uma base de respostas, mas tudo pode mudar. É claro que esperamos mudanças sempre para melhor, mas é imprevisível. Por outro lado, não dá pra ficar esperando ter certeza de tudo, ter um emprego sensacional, ter se formado, ter comprado uma casa, falar inglês fluente, ter uma conta bancária recheada, ter feito a viagem dos seus sonhos. Não dá, né?! Ou dá?!

Fiquei pensando...como as pessoas tomam a decisão de ter filhos? E as que têm sem tomar decisão nenhuma, sem planejamento, planejam depois o que fazer? Como saber se vai dar certo, se os pais darão conta de tudo? Como saber se os pais estão psicologicamente preparados para se ter um filho?

Fiquei pensando...é melhor parar de pensar. Às vezes o melhor é agir intuitivamente. Àsvezes não. O fato é que não dá para planejar a vida milimetricamente, algumas coisas fogem do nosso controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário