quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jean Charles - O filme

Fomos ao cinema para assistir A era do gelo 3, em 3D. Uma fila enorme nos aguardava. Primeira coisa antes de enfrentar a fila: verificar se ainda tinha ingressos para a sessão. Tinha. Ao encarar aquela fila métrica, fiquei imaginando a sensação de querer ver tanto um filme e ao chegar na sua vez de comprar, acabar os ingressos. Chegou nossa vez. Fiquei lá ansiosamente esperando o pessoal da frente terminar a compra, revezando meu olhar entre eles e o painel que avisava os horários das sessões. Nossa, o que aconteceu? Sumiu meu filme da tela?

- Próximo.
- Moça, acabou ingressos para Era do Gelo 3 em 3D?

Isso quer dizer que o pensamento tem poder. Algumas vezes eu tenho que parar de pensar, mas é impossível. E fico pensando: Por que eu penso tanto?

Para não perder a viagem pegamos Jean Charles. Enquanto caminhava para a sala do filme fiquei pensando e falando (para variar) o que veríamos no filme de um cara que foi assassinado brutalmente, o que teriam para passar da vida dele além de sua morte trágica? Pois bem. Preciso contar que compreendi e chorei no final do filme. Além de ser um filme que revela as experiências de jovens brasileiros em terras desconhecidas, em busca de único sonho: uma vida melhor, foi a forma que alguém achou para de alguma maneira fazer justiça de um caso ocorrido há 3 anos e que nada foi feito contra os culpados; foi um jeito de ajudar a família desse moço gritar; foi um gesto de grito desesperador tentando alertar o mundo contra a impunidade que nos rodeia. Foi, principalmente, a forma que achou para transmitir que
"aqui o sistema é bruto, fia".


Filme: Jean Charles
Gênero: Drama
Direção: Henrique Goldman
Elenco: Selton Melo (ator extraordinário), Vanessa Giácomo (atriz excelente, conseguiu transmitir sentimentos. Mandou muito bem), Daniel Oliveira (pequena participação), Luis Miranda (interpretação sensacional), Patricia Armani (o filme poderia ter ficado melhor sem a participação dela. Atriz muito fraquinha, para não ser tão maldosa), Sidney Magal (pequena participação, sem muito o que comentar)

Um comentário:

  1. Muito bom, tbm assisti esse filme. Tive sensações parecidas, apenas sem lágrimas no final. Só achei estranho... o namorado, até então desconhecido da mocinha, me pareceu muito familiar ao vê-lo na telona. Não teria ele sido um viciado gay? Ou será fruto da minha imaginação...?

    ResponderExcluir