quinta-feira, 21 de maio de 2009

Geração 90, 2000 e 2010

As festas de aniversário das crianças já não são como antigamente.

Hoje uma amiga chegou no trabalho mostrando uma lista com mais de vinte músicas que a filha escolheu para tocar em sua festa de 11 anos. Todas as músicas eram in-ter-na-ci-o-na-is! Internacionais! Músicas de cantores que eu devo desconhecer. Sabe quando você conhece a música, mas não sabe quem canta?! E você conhece a música de ouvir, não de nome. Pois é. O mundo está de ponta cabeça.

Na minha época (e falando assim pareço que sou uma tia, mas sou super jovem!)...esquece. Vou começar de novo.

Quando era criança eu curtia Xuxa, Balão Mágico, Angélica e até Mara Maravilha. Xuxa e Balão Mágico não podiam faltar de jeito nenhum. Balão Mágico!!! Gente, isso era sensacional! E pra mim ainda é.

Lembro de um aniversário que eu me vesti com uma roupa igual da Xuxa. Ok, isso já é demais.

Antes era vinil. Hoje as crianças baixam música direto da internet.

Fiquei pensando no presente para a filha da minha amiga. Nessa idade, as crianças já possuem celular, Ipod, pen drive, tudo o que é de mais moderno.

A priminha do meu marido, também com 11 anos, conhece tudo o que é música internacional. Ela já chega me perguntando se eu vi a última música de cicrano, o clip, se conheço a namorada, etc, etc, etc. Muita informação pra mim. Eu mal lembro o nome dos cantores brasileiros, quem dirá dos internacionais. Aliás, é muito difícil eu gostar de músicas internacionais. Por um motivo muito simples: eu não gosto do que não entendo. E quando gosto de um som, vou logo procurando entender a letra. E, geralmente, gosto da letra também.

Minha irmã caçula também é dos anos 90. Esperta pra caraio, inteligente e assim como todos os que nasceram nessa época, completamente desenvolta e moderna em tudo o que diz respeito.

Aos 11 anos eu ainda brincava de boneca, de fazer comidinhas, de Barbie e sequer tinha pensado em beijar na boca. Eu realmente era uma criança.

Uma outra amiga do trabalho, teve um filho recentemente, agora em 2008. Fico imaginando esse menino daqui a 10 anos.....

E eu provavelmente terei um filho depois de 2010. E acho tudo isso muito moderno pra mim. Será que eu vou conseguir acompanhar tanta evolução?!

Já parte de um princípio: atualmente, pessoas com 11 anos não são mais consideradas crianças e sim adolescentes. E eu ainda intitulo minha irmã e meu primo (ambos caçula, mas com 18 anos) de crianças. Sempre digo: "vamos pegar as crianças"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário