sexta-feira, 15 de maio de 2009

Generosidade e outras coisinhas para um mundo melhor

Use seu tempo livre para fazer coisas boas. Ocupe a mente com pensamentos bons. Faça terapia. Busque realizar trabalhos voluntários. Escute uma boa música. Arrume seu guarda roupa. Limpe a casa para ter prosperidade. Faça uma oração. Assista seu programa de TV preferido. Leia um bom livro. Veja fotos antigas. Relembre. Cozinhe. Faça um curso de pintura. Vá ao cinema. Leve o cachorro para passear. Admire a paisagem. Use seu tempo livre para doar-se. Tente, por exemplo, ser generoso.

Li na revista Vida Simples uma matéria sobre generosidade. O autor, Eugenio Mussak, usa duas expressões (que eu achei muito DIGNAS) para diferenciar as pessoas: "mundo do mais" e "mundo do menos". Segundo ele, o mundo do mais é o mundo que tem uma propriedade que dignifica o ser humano, e essa é, exatamente, a marca da generosidade, do compartilhamento, da disponibilidade. O mundo do menos é mesquinho, isolacionista, egoísta. Assim como o autor, conheço pessoas dos dois mundos.

O autor ainda diz que uma amiga costuma separar as pessoas em dois tipos: "pessoas-pão" e "pessoas-boca". Pessoas-pão têm prazer em alimentar, em doar-se, são generosas e cuidadosas com os outros e com o planeta, e habitam, com certeza o mundo do mais. E as pessoas-boca querem apenas serem alimentadas, existem só para receber e pronto, não querem saber o que podem fazer pelo mundo, mas o que o mundo pode fazer por elas.

Eu habito o mundo do mais, sem dúvida nenhuma. E como finaliza o autor em sua matéria, "ainda bem que a humanidade conta com uma rede de proteção, que se chama generosidade".

E você que tipo de mundo habita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário