quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sobre suicídio

Eu penso demais, fico tentando encontrar respostas...
Ontem conversando sobre minha comoção diante do suicídio e minha convicção ao que leva as pessoas se tornarem suicidas, ouvi uma resposta categórico e direta: "é uma pessoa fraca".
Uma onda de fúria percorreu o meu corpo. Não por ouvir essa opinião, mas por ter certeza que muitos pensam da mesma forma, que é simples assim. Tentei mais uma vez expor minha opinião, mas eu acho que não fui clara e ainda não sei se vou conseguir ser.
Dentro de mim está esclarecido. Não é fraqueza por si só que leva uma pessoa ser suicida. É uma sucessão de fatos que acaba o tornando fraco: depressão, não conseguir enxergar nenhuma luz no fim do túnel, nenhum caminho à frente, falta de crença, de esperança, et cétera. Suicídio é um ato de desespero sim e a pessoa faz de maneira planejada. Provavelmente, ela não está em seu juízo perfeito, não se pode cobrar equilíbrio, razão e muito menos força. É fraqueza da pessoa sim, mas não tão simples de ser resumido assim "é uma pessoa fraca". É algo que vai além, seguido de um monte de coisas e sentimentos obscuros e desconhecidos por nós que acreditamos na vida e, é claro, preferimos enfrentá-la.

5 comentários:

  1. gabi,

    achei seu blog pelo google. era meu tio. as lágrimas disputam espaço na minha cara, choro a cada segundo.

    pedro era tudo. tudo, menos fraco.

    ResponderExcluir
  2. Espero que não tenha me interpretado mal. Eu não acredito que ele tenha sido fraco. Acredito que ele tinha suas razões. Li novamente o meu texto e em aglum momento falo de uma série de fatos que o levam a essa fraqueza, algo assim. Mas tirar a própria vida não deixa de ser um ato de coragem, principalmente se é alguém que ama viver.
    Não quero e em nenhum momento quis julgá-lo. Espero que você tenha me entendido.
    Sinto muito pelo seu tio.
    Um grande abraço,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  3. nunca te julgaria mal

    eu que não deveria ir atrás disso

    me desculpe também

    abçs

    ResponderExcluir
  4. Gabi,

    Esse senhor que vc viu era como um pai pra mim... O conheçia desde pequeno.

    Ele era um exemplo de pessoa só Deus sabe o que o fez cometer esse ato.

    ResponderExcluir
  5. No momento do suicídio eu estava passando no local,presenciei tudo,uma pena,mas todos temos o nosso livre-arbítrio,sou espírita e na hora fiz uma prece e faço mesmo não conhecendo-o,pois tenho certeza que para onde ele foi,vai precisar muito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir